Fosbol, Zerahn, 2014 – Contemporary methods of body composition measurement

Técnicas válidas e fidedignas para avaliação da composição corporal são importantes tanto para a aplicação clínica quanto para pesquisa. Existem vários métodos e técnicas para este tipo de avaliação, todas com alguma limitação, quer seja na metodologia de medida, quer seja nos pressupostos conceituais nos quais se baseiem. Esta revisão tem foco nos métodos atualmente aplicados in vivo para a medida da composição corporal, incluindo densitometria, bioimpedanciometria, absorciometria de raios-X de dupla energia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e antropometria. Modelos muticompartimentais, incluindo a quantificação de elementos traço, pela análise de ativação de nêutrons in vivo, considerados métodos padrão ouro, também são sumarizados. A escolha de um método específico ou da combinação de métodos para um estudo em particular depende de vários aspectos, incluindo validade, precisão, aceitabilidade do sujeito, conveniência, custo e exposição à radiação. As vantagens e desvantagens relativas a cada método são discutidas com estas considerações em mente.

Podemos dizer que esta é uma leitura obrigatória na área da avaliação da composição corporal, tanto em pesquisa quanto na área clínica!

Aproveitem a leitura e deixem seus comentários!

Visualize o artigo na integra clicando no link a seguir:

Fosbol, Zerahn, 2014 – Contemporary methods of body composition measurement

Redes Sociais
Facebook Sanny
Instagram Sanny

Aproveite e se inscreva no nosso canal, ative as notificações e fique por dentro nos nossos vídeos sobre composição corporal, avaliação física, utilização de produtos e equipamentos.

Curta nosso Blog e Siga a Sanny nas Redes Sociais
error

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*