Jaffrin, Bousbiat 2014 – Accuracy of Plantar Electrodes Compared with Hand and Foot Electrodes in Fat-free-mass Measurement

O tipo de equipamento de impedanciometria, foot-to-foot ou hand-to-foot, interferem no resultado da avaliação da composição corporal? E a posição do corpo, ou o tamanho dos eletrodos, podem modificar os resultados da avaliação?

Muitos profissionais já fizeram estas perguntas antes de usar um equipamento de impedância bioelétrica. Neste artigo estas e outras perguntas são respondidas a partir de uma análise robusta dos dados de 256 sujeitos avaliados.

Basta ler e tirar suas conclusões.

Resumo

Este trabalho investiga a medição da massa livre de gordura (MLG) por bioimpedância usando parâmetros de impedância foot-to-foot com eletrodos plantares medindo a resistência pé-a-pé R34 e impedanciômetros médicos mão-a-pé. As medidas de MLG foram comparadas com os dados correspondentes usando a absorciometria de raios-X de dupla energia (DEXA). As equações que estimaram a MLG foram estabelecidas usando regressão linear múltipla,a partir dos dados de DEXA em um primeiro grupo de 170 indivíduos. Para validação, estas equações foram usadas em um segundo grupo de 86 indivíduos, e a MLG foi comparada com dados de DEXA; nenhuma diferença significativa foi observada. O mesmo protocolo foi repetido, mas usando eletrodos na mão direita e pé em pé para medir a resistência mão-pé R13. Diferenças médias com DEXA foram maiores para R13 do que para R34. O efeito do tamanho do eletrodo e da posição dos pés na resistência também foi investigado. R34 diminuiu quando a área do eletrodo aumentou ou se os pés eram movidos para frente. Diminuiu se os pés eram movidos para trás. Uma configuração adequada dos eletrodos de contato pode melhorar a precisão da medição e a reprodutibilidade do medida.

Visualize o artigo na integra clicando no link a seguir:

Jaffrin, Bousbiat 2014 – Accuracy of Plantar Electrodes Compared with Hand and Foot Electrodes in Fat-free-mass Measurement

Redes Sociais
Facebook Sanny
Instagram Sanny

Aproveite e se inscreva no nosso canal, ative as notificações e fique por dentro nos nossos vídeos sobre composição corporal, avaliação física, utilização de produtos e equipamentos.

Curta nosso Blog e Siga a Sanny nas Redes Sociais

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*